sábado, 26 de março de 2011

Curso de Cinema Digital - Dia 4

A segunda semana foi finalizada e neste 4º dia tivemos duas aulas que mesmo distintas se complementam dentro do processo de cinematografia.

Vamos as aulas:

DESENHO E CAPTAÇÃO DE SOM PARA CINEMA

Fomos convocados para a sala 14 onde estava nos aguardando o professor João Marcelo.

Como de praxe em todas as primeiras aulas o foco foram as apresentações principalmente por parte dos alunos e uma abordagem geral do que a matéria irá tratar ao decorrer do ano. O professor João iniciou se apresentando e solicitou que os demais o sucedessem nas apresentações.

Enquanto os alunos se apresentavam, João ia digitando as informações que achava relevante referente a cada aluno em seu Mac, otimista, acredito eu que para definir o perfil que as aulas tomarão na seqüência do curso. Caso realmente este seja o objetivo, já fico satisfeito com a iniciativa de tentar customizar as aulas de acordo com o conhecimento técnico dos alunos e não utilizar um programa pré-definido de execução das aulas.

O professor passou no quadro o cronograma genérico de aulas que teremos tanto no primeiro quanto no segundo semestre o que facilita no planejamento e execução das tarefas. Então vamos ao cronograma:

1º Semestre
1ª Aula - Abordagem Geral
2ª a 6ª Aula - Teoria
7ª Aula - Avaliação

 2º Semestre
1ª Aula - Revisão de Prova
2ª a 6ª Aula - Exercícios de Finalização
7ª Aula - Audição dos Exercícios Executados em Aula.

 Sendo que na próxima aula será fornecido Roteiro escolhido pelo professor para que façamos uma decupagem com foco na sonorização do filme.

Durante a aula tivemos algumas dicas de como tratar os processos, dicas e comentários a respeito de filmes e métodos que irão nos auxiliar no decorrer do curso. A aula foi interrompidos pelo pessoal da secretaria que nos deu chocolate como forma de boas-vindas ao curso (podem fazer sempre), bancando o coelhinho da páscoa antecipada.

Ponto negativo: Algumas aulas ganham discussões com ares muito filosóficos, não acrescentando muito ao teor da matéria nos fazendo perder um tempo precioso que poderia ser discutido com conteúdo. Lembrando que nestas horas cabe ao professor procurar reorganizar os tópicos e voltar ao foco! FOCO!

Fora isto achei uma aula bem interessante com um professor aparentemente detalhista e atento as dúvidas dos alunos o que nos leva a crer que teremos uma aula dinâmica e focada no que estamos interessados em aprender.

Intervalo, chocolate, água e vamos pro estúdio para a segunda aula:

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

Nesta aula tivemos uma boa amostra do que há por vir.
Tendo em vista que foi a primeira matéria que tivemos a segunda aula, tivemos então um foco bastante prático e voltado para informações úteis tanto de método quanto de equipamentos.

O foco inicial foi o controle de exposição da luz, tanto pela variação da abertura de Iris (Diafragma) quanto pela variação do Shutter e os efeitos colaterais respectivos.

Informações Úteis:
DF - Distância Focal (Distância a partir da lente da câmera onde os objetos ainda permanecem focados)
A - Abertura do diafragma
F - Valor do Diafragma (dado através da divisão da distância focal pela abertura do diafragma).

A partir do reconhecimento destas ferramentas na câmera partimos para o uso do equipamento alterando as configurações de F e Shutter para vermos na prática os efeitos colaterais de maior detalhamento de imagens estáticas e controle do foco de acordo com a necessidade e a identificação de borrões em alguns caso devido ao movimento em certas cenas.

Ainda verificamos a utilização de filtros para o auxílio no controle de exposição para uma imagem ideal. Como recebemos a apostila desta matéria não entrarei em muitos detalhes técnicos. (Consultem seu material)...rsrs 

Deu um gostinho para aguçar a curiosidade e vontade de comprar logo uma câmera.

Excelente final de segunda semana e que venham as próximas aulas.

Deu pra ver (não dei nada) que aparentemente o CE não vai se mexer para regularizar a divisão de turmas o que deve prejudicar a divisão das equipes de forma homogênea e ficaremos sem saber exatamente o perfil dos alunos (pelo menos por enquanto)...

Enquanto isso um abismo vem se formando entre A-H / I-Z e teremos que usar nossas ferramentas (Facebook e intervalos) para tentarmos nos conhecer antes da primeira divisão de equipes e execução do primeiro projeto.

Abraço a todos e até terça!

2 comentários: