sábado, 26 de março de 2011

Dica de Filme: O Vencedor (2010)

Faz algum tempo que não assistia a um filme com um elenco tão bem trabalhado como este:

O VENCEDOR - The Fighter (2010)



O tema já é recorrente e previsível tendo em vista que temos um histórico muito forte na temática de boxe com grandes sucessos como a saga de Rocky, filmes como Ali, Tyson e A Luta pela Esperança mas não me recordo de nenhum que trabalhe tão bem a sintonia entre elenco e história.
Utilizando um estilo de filmagem diferente alternando com cenas de documentário (que faz parte da história) o filme se difere dos demais no método como é realizado e embora em minha opinião mesma a história sendo um tanto fraca, mesmo que baseada em fatos reais, mostrando as relações de uma conturbada familia e o desejo de dois irmão em terem sucesso no boxe, o filme se difere pela atuação absurdamente eficiente e bonita do trio Christian Bale, Amy Adams e Melissa Leo.

No papel do orgulho da cidade Dicky Eklund, Christian Bale realiza em minha opinião sua melhor caracterização fazendo o papel de ex-boxer entregue as drogas. Com tiques e olhares psicóticos o ator merece e muito o Oscar que ganhou na ultima premiação. Ao lado de sua atuação em "O Operário (The Machnist)" ele se consagra para mim, como um ator que com certeza vai marcar esta geração de atores não somente pela qualidade da atuação mas pela caracterização do personagem.

A dupla que se confronta em grande parte do filme, Melissa Leo e Amy Adams se somam em qualidade neste filme e mostra que Amy não tem espaço somente em comédias românticas e que tem sim perfil para grandes atuações nos outros gêneros. Melissa Leo tinha uma concorrência bastante forte na disputa do Oscar, e mesmo não tendo a minha preferência, acabou ganhando a estatueta, acredito que em grande parte devido a participação de Amy e Christian neste filme, que enriqueceram ainda mais a interpretação dela. 

Se em matéria de história e produção para o tema de Boxe tenho outras preferências de filmes, com relação as atuações em "O Vencedor" se torna indispensável para os amantes de cinema.

Assistam e tirem suas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário