quarta-feira, 23 de março de 2011

Curso de Cinema Digital - Dia 3

Hoje tivemos aulas com duas professoras mulheres com experiência de campo em suas áreas porém com perfis diferentes... Vamos a sequência:

DIREÇÃO DE ARTE

Após alguns minutos de atraso ocasionados pela dificuldade em preparar os equipamentos (Mac + TV) fomos chamados a sala de aula. Ao chegarmos encontramos a professora Joseane Marçal (pode chama-la só de Jô, Marçal e não Soares) nos aguardando já com algum conteúdo preparado no quadro e um documento Word na TV/Monitor. 

Fizemos uma breve apresentação (cada um disse o seu nome) e partimos para o conteúdo... Sob a mesa se encontrava uma apostila de mais ou menos 100 paginas que posteriormente foi por ela comentado que seria concedida a nós.

Seguindo o padrão ler um parágrafo e trabalhar em cima dele a aula foi dada com o que acredito que tenha sido de 4 a 5 paginas da tal apostila.

A aula consistiu de apresentar as noções básicas de direção de arte que se resumem de forma geral na frase da cineasta Lina Chamie "Tudo o que você vê na tela, enquadrado pela camêra é direção de arte." (também comentado em aula).

Mais uma vez a informação que fica é: 
É necessário para uma melhor performance da atividade que o profissional tenha conteúdo, refêrencia de trabalhos para que através da criatividade possa expressar e adaptar o que já viu dentro da realidade necessária.

Vimos que a arte possui um conceito subjetivo, variando por diferentes aspectos e que tem como objetivo aprimorar a percepção visual utilizando ferramentas como vídeos, filmes, pastas, paletas e principalmente prática.

Alguns dos pontos que serão trabalhados mesmo que de maneira superficial são:
Teoria da Cor;
História da Arte;
Estética e Semiótica;
Noções de Produção;
Dramaturgia.

Verificamos que alguns pontos possuem interferência direta no trabalho de direção de arte como:
Locação;
Elementos (Cenografia / Ambientação);
Figuração (Atores);
Figurino (Maquiagem);
Produção de Objetos;
Continuísta (Geralmente em paralelo com a equipe de arte).

Utilizaremos documentos e planilhas como a de Análise Técnica e projetos contendo croquis, desenhos técnicos, storyboard e shootingboard para aperfeiçoamento.

Após o conteúdo discutimos os efeitos artísticos presentes em alguns filmes e também a importância da trilha sonora em alguns projetos e a contribuição dada a direção de arte neste sentido.

Enfim, uma aula com bastante conteúdo onde ouvimos bastante a frase: "Nós iremos ver isto mais para a frente..." Tendo em vista a apostila, espero que tenhamos tempo para a prática!

Uma dica: Não fique embaixo do ventilador... (tá chovendo bicho!)

Intervalo de 15 minutos, o chá tinha acabado, tomei um chágua (uma dose de chá para 5 de água), bate-papo, vídeoclipe feito por alunos do centro europeu via Youtube no iPhone 1/3 carregado e partimos para a próxima aula no troca-troca nada malicioso de sala.

PRODUÇÃO PARA CINEMA E TV

Sala maior, matéria nova, professora Alessandra Haro se apresentando e falando um pouco de sua trajetória com publicidade, cordenadora de curso e professora. Deixou o número do celular no quadro. (Não vale passar trote de madrugada!)

Na sequência a boa e velha apresentação... 13 discursos prontos apresentados! Vamos a aula:

A Alessandra se preocupou em nos passar uma noção de como a função de produção é trabalhada no mercado nacional e de que forma iremos utiliza-la em nossos projetos. Senti que a aula seria mais no bate-papo e menos teoria propriamente dita quando reparei que a TV/Monitor estava desligada e não havia livros, apostilas e nem listas telefônicas na mesa.

Discutimos os projetos que teremos e conseguimos matar boas duvidas em relação ao projeto O Clone (não é a novela e nem a ovelha Dolly).

Projeto 1 - O Clone

Serão fornecidos em torno de 6 clipes de 1 a 2 minutos de filmes pré-selecionados pela equipe de professores para escolhermos entre eles.
Nos dividiremos em equipes de aproximadamente 5 alunos (podem mesclar as turmas).
Iremos, através do clipe, criar o roteiro e produzir uma cópia obra audiovisual com semelhança máxima da original. (Bonito isso né? Eu li num livro!)
Seremos avaliados por todos os aspectos relacionados ao resultado final, desde seleção de elenco e recursos para a produção quanto a atuação de elenco com avaliação Grupal (Devassa! Quase uma Sandy...).
Devemos vender o projeto para os atores principalmente utilizando a contra-partida do nome nos créditos e o projeto para o portfólio do envolvido.

Verificamos a diferença do "mercado" brasileiro em comparação com as "indústrias" cinematográficas de Hollywood e Bollywood.

No quadro a diferença entre:
Princípios de Produção e Métodos de Produção.
Príncipios sendo a base e se repetindo em todos os projetos e métodos se diferindo a cada projeto, variando em níveis culturais, econômicos, geográficos e meios (audiovisuais).


REFERÊNCIAS EM AULA

Direção de Arte:

PSICOSE (1960)


TUBARÃO (1975)


 Assistir aos filmes:
NOSFERATU


 METRÓPOLIS


 BLADE RUNNER


2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO


AMOR A FLOR DA PELE


PIZZARIA MARGHERITA


Este último produção da Jô.


Produção para Cinema e TV:

Reprodução de cena de Matrix - procurar no youtube
Não encontrei o vídeo que a Alessandra comentou mas digitei "Reprodução de Cena Matrix" e achei bastante material para o projeto "O Clone".

Fica a dica de que na próxima semana teremos (muito provavelmente) a divisão de equipes para o primeiro projeto.

Abraço e até quinta!


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