terça-feira, 15 de março de 2011

Curso de Cinema Digital - Dia 1

Hoje tive minha primeira aula no curso de Cinema Digital do Centro Europeu.

Enfim assumi o desafio que há muito tempo tenho vontade. Como primeira impressão senti que terei um ano bastante corrido tentando conciliar as tarefas no tempo fora do trabalho, mas aí é que são elas...

A turma foi dividida por ordem alfabética em duas equipes para que houvesse uma melhor distribuição e maior facilidade na passagem de informação por parte dos professores.

Recebemos um manual com as normas e procedimentos adotados pelo curso e pela instituição e as analisamos no primeiro horário com os professores, Diego Lopes e Claudio, na sala de edição (repleta de Mac's - Apple e não Donalds) enquanto a outra equipe fazia a mesma coisa na sala de aula com o professor de Roteiro, Mario Lopes (mesmo de Corpos Celestes).
Da sala de edição fomos conhecer o estúdio (compacto mas eficiente) e alguns dos equipamentos que utilizaremos no decorrer do curso.

No segundo horário inverteram-se as equipes e fomos a sala de aula com o Mario Lopes, onde tivemos a introdução do que o curso irá tratar e os projetos que devemos ser avaliados no decorrer do ano. Tivemos um bate papo a respeito dos roteiros e roteiristas mais recomendados para estudo e inspiração no decorrer do curso.

Enfim, teremos 5 projetos principais evoluindo desde uma recriação de todos os aspectos de uma cena em filme já existente, passando por curtas de 1 minuto, videoclipes e filme publicitário até a criação de roteiro e filme de ficção como projeto final de TCC.

Ao término da aula recebemos referencias de livros, campanhas, filmes e roteiristas a serem estudados.

Livro sobre roteiros: O herói de mil faces (Joseph Campbell)
Software para criação de roteiros: Simply Screen Play
Filme de 1 Minuto: Corte Súbito (youtube)
Fonte para filmes publicitários: Archive, Shots, Meio & Mensagem
Fontes interessantes:
Tarantino's Mind
Como fazer um vídeo experimental pseudo...(youtube)
Comunidade Cinema Digital Centro Europeu (Orkut)

Esperança e pressentimento de bons momentos investidos em prol de uma grande paixão.

Que venha a próxima aula!

Obs: Estarei postando os materiais de apoio caso seja solicitado.

Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário