sexta-feira, 18 de março de 2011

Curso de Cinema Digital - Dia 2

Continuando a saga "De volta a escola"!

Ahhhaa a turma agora foi divida de forma mais equilibrada (A - H / I - Z)...

Primeiro horário fomos ao laboratório de edição, com o professor Lucas Negrão, onde tivemos uma introdução (sem sacanagem) do que a matéria irá abordar, seu significado e importância para o projeto de cinema...

E aí veio a pergunta: O que faz um editor???

É amigos, a resposta é clara! é onde o bicho pega... A batata assa e o ferro esquenta!

Vamos trabalhar com Mac's (Apple e não Donalds)! Curti o equipamento dá um pau no Lenovo lá de casa!rsrs
Fomos aconselhados a comprar um HD Externo para uso nos projetos! (vou apagar uns filmes e usar o Western Digital de 500gb que tá colado na TV la de casa)... o Lucas comentou de um HD Firewire 800 que deve ser animal... Verifiquei na amazon e custa 2 vezes mais que o meu... E vô te fala... o meu é bom bakarai!

http://www.amazon.com/Iomega-FireWire-Desktop-External-Drive/dp/B003HIXOOQ/ref=tag_dpp_lp_edpp_img_ex

Voltando a aula, aprendemos a logar no sistema pela 3ª vez e ficamos sabendo que vamos utilizar o ultra-power-mega-blaster "FINAL CUT" para as edições, bom e ruim:
Bom: É um programa duca! Usado em Hollywood e já tinha ouvido bastante do cara... (inclusive tem versões para iPhone e iPad).
Ruim: Só roda em Mac e aí ferrou... O Lenovo vai embora! Se alguém tiver interesse em adquiri-lo manda e-mail!

O Lucas ficou de liberar a apostila dele de Premiere para a galera que quiser aprender e usar em Windows... Já mexi bastante e achei legal mas o Final Cut é mais dinâmico.

Vimos que os Lumiere ainda não faziam cinema e só depois da evolução da técnica por George Melies (ainda não era cinema) e com Eiseinstein (Efeito Kouleshov) e com o "advento da edição" o cinema realmente passou a existir...
Lumiére e o Cinematógrafo!

George Melies (Jórjão)

O doidão do Eisenstein
Efeito Kouleshov (by Eisenstein)

Como no "Clube da Luta" tudo tem regras.
A primeira é: Não usar o Chrome ou o Safari para sacanagens! (incluindo o Facebook).
A segunda é: Não pode comer ou beber na sala! (da-lhe bala).

Aula bem técnica e com efeitos hiperativistas!rsrs

Intervalo de 15 minutos, chá, banheiro, papo furado!

Fomos para a aula de Direção de Fotografia com o Raphael Bittencourt no estúdio onde tivemos mais um pouco de apresentação da matéria, dos equipamentos... Cada um diz o seu nome e o nível de noção de uso dos equipamentos.

Entramos numa discussão produtiva de como a fotografia interfere diretamente no resultado final e de que forma podemos utlizar isto a nosso favor, bem como as adversidades que iremos encontrar no meio... Comentamos alguns filmes e seriados em que isso acontece e o papo toma proporções mais filosóficas... Deu pra ver que o cara entende bakarai no assunto... Previsões de que vai ser uma matéria bacana!

Mais uma vez os caras comentaram da importância de agilizar o processo de formação de grupo e criação da idéia para o Projeto 1 (vide tópico do dia 1).



Vamos que vamos... Terça tem mais!

2 comentários:

  1. mas meu nome é lucas negrão.
    de onde veio o nogueira?

    blog legal...

    ResponderExcluir
  2. Ta no Site do Centro Europeu! LUCAS TOLEDO CORREA NEGRAO NOGUEIRA hahahahaha Preferi usar o primeiro e o ultimo... como é afinal!

    ResponderExcluir