Rapeize, boa noite!
So far, so good... Curso rolando quente, turma animada, curtindo um auê nos intervalos mas na hora das aulas o bicho pega, o foco é grande e o ritmo é tenso, no estilo dos muleques do Justice!
Neste dia tivemos duas aulas bastante interessante:
DOCUMENTARISMO
O nome é grande mas não é palavrão. Começamos a aula com o grande professor Aly (não o Muhammad e sim o Muritiba) e fomos desafiados a responder a pergunta:
Qual a diferença entre Documentário e Ficção?
Em cima deste questionamento fomos enumerando algumas características que compõem um documentário como:
Realidade - Através do recorte criativo do real de uma forma a resignificar a realidade. Ahhh muleke!
Investigação - Presente na formação da idéia para compor um documentário.
Credibilidade - Item necessário para um documentário ser bem sucedido.
Fatos - Através da atuação com fatos tidos como reais.
Em suma, toda obra audiovisual é composta de forma e conteúdo, que compõem a idéia posta em prática
sendo que estes itens interferem diretamente no resultado obtido. Embora não haja resposta direta para a pergunta acima, o importante é compor um trabalho com conteúdo e forma homogêneos e que se completem para formar um bom trabalho.
Forma - É o Como... Estilo de enquadramento, decupagem, montagem, edição, ritmo, sons e tudo que cerca a maneira em que será realizado o projeto audiovisual.
Conteúdo - é o "O que"... A idéia tem que estar em total harmonia com a forma que será posta em prática.
São algumas receitas para um bom resultado audiovisual.
Alguns filmes e documentários que foram abordados são:
Justice - Stress by Romain Gravas (Concorreu ao festival de Cannes). - Início da aula.
O Triunfo da Vontade - Leni Riefenstahl - Tô afinzão de ver...
O Fim do Sem Fim - Lucas Bambozzi, Cao Guimarães e Beto Magalhães.
Entre os Muros da Escola - Laurent Cantet (né mé qué té pá).
JFK - O Docudrama de Oliver Stone.
Ônibus 174 - do Padilhão.
Satori Uso - Por Jim Kleist (O orgulhoso por nunca ter terminado um filme - doidão).
Este ultimo recomendo pra mandar a galera embora de casa ou pra botar todo mundo pra dormir... brincadeira, conteúdo malemá mas o diálogo surpreende. rsrs
Intervalo e a falta de cantina e um sanduba começou a incomodar...
Troca-troca de sala e vamo pra aula.
DESIGN DE SOM
João também conhecido como Marcelo nos convida para mais uma aula com o intuito de nos fazer entender a importância e os procedimentos que envolvem o som dentro de um projeto cinematográfico!
Começamos com a idéia de Pré-produção onde um Sound Designer que será responsável pela equipe de som acompanha todo o processo sonoro desde a sua concepção em roteiro, passando por planejamento, cronograma e orçamento.
Neste fase em paralelo é definida uma pessoa para trabalhar na composição da trilha sonora para o filme.
No processo de Produção é dado o foco na captação do Som Direto com o intuito de proteger os diálogos, sendo necessária a atuação do Técnico de Som.
Mas é na Pós-produção que o trabalho de Som fica bastante complexo, sendo que os componentes abaixo serão mixados para que em sincronia deêm ao projeto a qualidade necessária.
Foley - Assim como Eddie Murphy em Um tira da Pesada, o Foley executa um trabalho importante salvando as ações dos atores através do Som Direto (Ex. Maçaneta e Caneta - usados em sala de aula).
FX ou Efeitos - São os sons que não sendo possível captar pelo Som Direto são feitos na pós, seja para contextualizar um determinado som ou simplesmente por não ter sido captado com a qualidade esperada.
Som Ambiente - É o contexto geral dos sons. (Mais genérico impossível).
É próximo do último corte (trabalho da edição) que os sons começam a ser inseridos na produção que inclui a musíca (trilha) que em paralelo sofreu os processos de composição, esboço e gravação com o acompanhamento constante do Diretor.
Para finalizar a definição de onda:
Onda formada por meios mecânicos, de forma senoidal com não propagação no vácuo e que por ser sobreposta não é possível separar dois sons simultanêos.
Você sabia???
A frequência humana é audível entre as frequências de 20 a 20.000 Hz.
Agora falando sério, não me vejo trabalhando nesta área e começo a valorizar a profissão como poucos... Entendendo também a paciência dos caras que trabalham com isso.
Referências utilizadas na aula:
O Xangô de Baker Street
Making Of de King Kong
Ben Burtt - O Melhor Sound Designer do mundo, o cara do primeiro Star Wars.
Próxima aula teremos a cabeça por trás do Curso, Fernando Severo em tempo integram de aula, onde teremos o que? O que?
Leia um pouco abaixo:
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- Não sei também, mas vamos descobrir juntos na próxima aula!
Abraços e até a próxima!
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