quarta-feira, 6 de abril de 2011

Curso de Cinema Digital - Dia 7

Rapeize, boa noite!

So far, so good... Curso rolando quente, turma animada, curtindo um auê nos intervalos mas na hora das aulas o bicho pega, o foco é grande e o ritmo é tenso, no estilo dos muleques do Justice!

Neste dia tivemos duas aulas bastante interessante:

DOCUMENTARISMO

O nome é grande mas não é palavrão. Começamos a aula com o grande professor Aly (não o Muhammad e sim o Muritiba) e fomos desafiados a responder a pergunta:

Qual a diferença entre Documentário e Ficção?

Em cima deste questionamento fomos enumerando algumas características que compõem um documentário como:
Realidade - Através do recorte criativo do real de uma forma a resignificar a realidade. Ahhh muleke!
Investigação - Presente na formação da idéia para compor um documentário.
Credibilidade - Item necessário para um documentário ser bem sucedido.
Fatos - Através da atuação com fatos tidos como reais.

Em suma, toda obra audiovisual é composta de forma e conteúdo, que compõem a idéia posta em prática
sendo que estes itens interferem diretamente no resultado obtido. Embora não haja resposta direta para a pergunta acima, o importante é compor um trabalho com conteúdo e forma homogêneos e que se completem para formar um bom trabalho.

Forma - É o Como... Estilo de enquadramento, decupagem, montagem, edição, ritmo, sons e tudo que cerca a maneira em que será realizado o projeto audiovisual.
Conteúdo - é o "O que"... A idéia tem que estar em total harmonia com a forma que será posta em prática.

São algumas receitas para um bom resultado audiovisual.

Alguns filmes e documentários que foram abordados são:
Justice - Stress by Romain Gravas (Concorreu ao festival de Cannes). - Início da aula.
O Triunfo da Vontade - Leni  Riefenstahl - Tô afinzão de ver...
O Fim do Sem Fim - Lucas Bambozzi, Cao Guimarães e Beto Magalhães.
Entre os Muros da Escola - Laurent Cantet (né mé qué té pá).
JFK - O Docudrama de Oliver Stone.
Ônibus 174 - do Padilhão.
Satori Uso - Por Jim Kleist (O orgulhoso por nunca ter terminado um filme - doidão).

Este ultimo recomendo pra mandar a galera embora de casa ou pra botar todo mundo pra dormir... brincadeira, conteúdo malemá mas o diálogo surpreende. rsrs

Intervalo e a falta de cantina e um sanduba começou a incomodar...

Troca-troca de sala e vamo pra aula.

DESIGN DE SOM

João também conhecido como Marcelo nos convida para mais uma aula com o intuito de nos fazer entender a importância e os procedimentos que envolvem o som dentro de um projeto cinematográfico!

Começamos com a idéia de Pré-produção onde um Sound Designer que será responsável pela equipe de som acompanha todo o processo sonoro desde a sua concepção em roteiro, passando por planejamento, cronograma e orçamento.

Neste fase em paralelo é definida uma pessoa para trabalhar na composição da trilha sonora para o filme.

No processo de Produção é dado o foco na captação do Som Direto com o intuito de proteger os diálogos, sendo necessária a atuação do Técnico de Som.

Mas é na Pós-produção que o trabalho de Som fica bastante complexo, sendo que os componentes abaixo serão mixados para que em sincronia deêm ao projeto a qualidade necessária.

Foley - Assim como Eddie Murphy em Um tira da Pesada, o Foley executa um trabalho importante salvando as ações dos atores através do Som Direto (Ex. Maçaneta e Caneta - usados em sala de aula).

FX ou Efeitos - São os sons que não sendo possível captar pelo Som Direto são feitos na pós, seja para contextualizar um determinado som ou simplesmente por não ter sido captado com a qualidade esperada.

Som Ambiente - É o contexto geral dos sons. (Mais genérico impossível).

É próximo do último corte (trabalho da edição) que os sons começam a ser inseridos na produção que inclui a musíca (trilha) que em paralelo sofreu os processos de composição, esboço e gravação com o acompanhamento constante do Diretor.

Para finalizar a definição de onda:

Onda formada por meios mecânicos, de forma senoidal com não propagação no vácuo e que por ser sobreposta não é possível separar dois sons simultanêos.

Você sabia???

A frequência humana é audível entre as frequências de 20 a 20.000 Hz.

Agora falando sério, não me vejo trabalhando nesta área e começo a valorizar a profissão como poucos... Entendendo também a paciência dos caras que trabalham com isso.

Referências utilizadas na aula:
O Xangô de Baker Street
Making Of de King Kong
Ben Burtt - O Melhor Sound Designer do mundo, o cara do primeiro Star Wars.

Próxima aula teremos a cabeça por trás do Curso, Fernando Severo em tempo integram de aula, onde teremos o que? O que?

Leia um pouco abaixo:
-
-
-
-
-
- Não sei também, mas vamos descobrir juntos na próxima aula!

Abraços e até a próxima!










(br />

Nenhum comentário:

Postar um comentário