segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dica de Filme: Juntos Pelo Acaso (2010)

Sabe quando você vai, se dedica, escolhe um filme e acha que vai dar um monte de risadas e no meio do filme você se toca que o filme não era bem o que você planejava? Então passei por isso há poucas horas...rsrs

Achei que o filme fosse uma comédia no estilo de "Ligeiramente Grávidos" e acabei me deparando com um filme muito bom, mas que mescla cenas muito boas de comédia com cenas emocionantes de fazer ouvir soluções de choro da mulher amada!

Se você possui filhos, você vai me entender. Se possui filhos pequenos, vai me entender muuuiiitooo bem!

JUNTOS PELO ACASO - Life As We Know It (2010)


O que você faria se um casal de amigos, os seus melhores amigos, falecessem em um acidente de carro e deixassem a guarda da filha de 1 ano, sua afilhada, para você e para o outro padrinho ou madrinha que você detesta e que representa tudo o que você odeia no sexo oposto.

Então, é disto que o filme trata. Das dificuldades de adaptação em ser pai e mãe no susto, da convivência com outra pessoa e uma criança, relacionamentos, e a geração de uma nova família.

Um filme extremamente bonito que traz a tona dos novos pais grandes preocupações... Se acontecesse algo com você e sua esposa ou esposo, quem você designaria para cuidar do seu bem mais precioso?

Garantia de boas risadas, de lágrimas e gurgumilos (nós na garganta)...

Não vale querer acordar o filho no meio da noite para dar um abraço...(1 membro).

Obs: Josh Duhamel que faz o papel de Eric Messer é marido de Fergie, estrela com E maiúsculo do Black Eyed Peas. Katherine Heigl já está carimbada neste estilo de comédia romântica... Se não fizer um suspense logo vai ficar marcada.

Links:

Bom filme!

Dica de Filme: O Ultimo Exorcismo (2010)

Estranho como depois que você vira pai de família as coisas mudam um pouco de perspectiva...

Até uns dois anos atrás eu era fã de filmes de terror, do estilo: Assisto qualquer coisa! Hellraiser, Exorcistas, Halloween's, o que viesse rachava!

Depois que você vira pai vai aboiolando neste sentido... Acho que por assistir a muitos episódios de Backyardigans e Hi-5 o nível adrenalítico do pai se reduz a quase zero o que faz que a gente se emocione assistindo um comercial de margarina ou então quase enfarta assistindo a uma cena de atropelamento... Imagine então quando fenomenos sobrenaturais começam a acontecer na tela durante a madrugada!

O ULTIMO EXORCISMO - The Last Exorcism (2010)


O Reverendo Connor é filho de pastor e foi criado para assumir o rebanho da igreja e como consequência frequentemente realiza sessões de exorcismo. O que ninguém sabe é que Connor não acredita realmente no que faz, mas como precisa do dinheiro dos fiéis ele decide deixar que documentem um de seus exorcismos "forjados" para mostrar que demônios não existem e que a mente humana é sucetível a influências sobrenaturais.

Connor recebe uma carta de Louis, um pai de família que vive com seus dois filhos e que perdeu a esposa há pouco tempo, vitima de cancêr, e que acredita que sua filha Nell esteja possuída pelo cramunhão,  matando o gado da fazenda enquanto ele e seu filho Caleb rezam para a salvação da alma dela.

Connor decide exorciza-la e forja varias ações sobrenaturais em uma sessão super dramática. Mas quando tudo parece estar se resolvendo como de costume para Connor, ele vai se vendo envolvido em uma série de eventos que o fazem rever suas crenças e apelar para uma fé até então adormecida.

Tipo de filme que recomendo para ser visto entre 1 e 2 horas da madruga... Você não vai conseguir dormir e ainda vai ficar olhando para a janela imaginando coisas malucas...

Links:
http://www.imdb.com/title/tt1320244/
http://www.adorocinema.com/filmes/o-ultimo-exorcismo/
http://www.omelete.com.br/cinema/critica-o-ultimo-exorcismo/
http://oultimoexorcismo.com.br/

Bom Filme!

domingo, 24 de abril de 2011

Dica de Filme: Cisne Negro (2010)

Desde a cerimônia do Oscar muito se falou neste filme a respeito de interpretação da Natalie Portman, de qualidade de roteiro e inclusive houve uma certa parte da mídia que fez campanha para a vitória de Cisne Negro como melhor filme.
Como um bom pai de família não pude ve-lo nas telas do cinema, mas fiz questão de deixar para assisti-lo em HD quando saísse versão disponível.
Enfim, assisti e achei o filme realmente muito bom, porém acredito também que criei muitas expectativas o que não tira o mérito do filme mas não supre totalmente o que eu esperava.

O filme tem uma ótima história e uma excelente interpretação sem duvida mas não acho que supere os outro candidatos no quesito de melhor filme do ano passado.

CISNE NEGRO - Black Swan (2010)


Nina (Natalie Portman) é uma bailarina de 28 anos que ainda vive com a mãe, e como se não bastasse vive como uma adolescente virgem que permite que sua mãe controle a sua vida. Sofrendo de varias psicoses e TOC's (Transtornos Obsessivos Compulsivos) ela tem de lidar com as crises de deslealdade e falsidade que rodeiam a companhia de balé ao qual acabou de ser promovida e ainda tentar entender as alucinações que está tendo por conta do stress causado pela pressão de sua mãe e do seu chefe.

Doidera total, previsibilidade de dupla personalidade com uma mistura de o que diaxo tá rolando na cachola da baixinha?!

Excelente atuação também de Mila Kunis, mostrando que não é só um rostinho bonito.

Links:
http://www.imdb.com/title/tt0947798/
http://www.omelete.com.br/cinema/cisne-negro-critica/
http://www.adorocinema.com/filmes/cisne-negro/

Bom filme!


Dica de Filme: Um Jantar para Idiotas (2010)

Sabe aqueles filmes que você assiste sabendo que é um pastelão? E exatamente por saber o que está por vir você acaba curtindo as piadas previsíveis e achando graça mesmo antes das cenas cômicas acontecerem... Então, se você está num bom dia e quer somente coroar com um filme divertido este é uma boa opção:

UM JANTAR PARA IDIOTAS  - Dinner for Schmucks (2010)



Tim (Paul Rudd) e Barry (Steve Carell) são os protagonistas deste filme que conta a história de Tim, um executivo que é convidado pelo chefe para um jantar, que em resumo serve para divertir os executivos do alto escalão da empresa.

Para que isto aconteça, cada funcionário deve levar um convidado idiota, para se apresentar ao grupo e competir pelo troféu de destaque no quesito "idiotice"...

Tim conhece Barry, um candidato ideal, mas apesar de saber que com ele as suas chances de se dar bem no jantar são grandes, ele entra em conflito com seus valores e sua namorada para decidir se participa ou não dessa feira de horrores.

Obs1: Vale conferir como Barry faz tudo dar errado de todas as maneiras possíveis.
Obs2: O queridinho das comédias Zack Galifianakisziszizss (sebebernãocase e umpartodeviagem) faz uma bela participação neste filme e mostra como um camaleão pode atuar.

Links:
http://www.imdb.com/title/tt0427152/
http://www.adorocinema.com/filmes/um-jantar-para-idiotas/
http://www.omelete.com.br/cinema/assista-ao-novo-trailer-de-um-jantar-para-idiotas/

Bom filme!

domingo, 17 de abril de 2011

Dica de Filme: 127 Horas (2010)

Confesso que no Oscar deste ano não entendia o por que da apresentação da cerimônia do Ex-duende Verde Macabro, James Franco ao lado da excepcionalíssima Anne Hathaway e muito menos o porque dele ser um dos indicados ao Oscar de melhor ator, sendo que sempre achei ele bem fraco, seja no Homem Aranha ou até mesmo pela menos pior atuação em Milk, junto de Sean Penn.

Hoje 2 meses depois da premiação revejo os meus conceitos em relação ao mordomo tang James Franco... Neste filme ele mostra um lado oprimido de qualidade de atuação onde durante 90% do filme ele tem que prender a atenção da audiência e consegue de forma bem inteligente.

127 HORAS - 127 Hours (2010)



Baseado em fatos reais:

Aron Ralston é um alpinista que sai num dia ensolarado de Abril para escalar sozinho em uma montanha em Utah. Lá ele demonstra habilidade, conhecimento e técnica profissional, mas em um esporte onde o poder de previsão é uma das principais ferramentas Aron é surpreendido por uma pedra que escorrega e desliza até prender uma de suas mãos contra uma rocha.

Sem poder mover a pedra e sem comunicação com o mundo exterior, ele tem que encontrar um jeito de sobreviver e tentar escapar desta situação em que ele mesmo se colocou. Egocêntrico e totalmente independente Aron nunca precisou de ninguém e por isso nunca deu satisfação de onde ia ou do que faria.

Preso, morrendo lentamente e sem perspectiva de conseguir fugir, ele só tem as suas lembranças e a vontade de viver como ferramentas para não enlouquecer e tentar uma atitude ousada em busca da sua sobrevivência.

Este filme é daqueles em que não se deve assistir antes de dormir. FIKDIK
Terminei de vê-lo as 2hs da manhã e depois não consegui dormir imaginando a cena da tentativa ousada do alpinista.

É de arrebentar os nervos... Literalmente.

Links:
http://www.imdb.com/title/tt1542344/
http://www.adorocinema.com/filmes/127-horas/
http://www.omelete.com.br/cinema/127-horas-critica/

Bom filme!

Curso de Cinema Digital - Dia 9

Em uma semana corrida os compromissos tem ficado cada vez mais apertados... Como consequência acabei chegando atrasado na aula mas graças aos colegas que deram uma esticada no assunto inicial, acabei não perdendo nenhum conteúdo... e vamos à ação!

ROTEIRO

Já com o foco no primeiro projeto, "O Clone" (esquece a novela) cuja tarefa é recriar uma cena de algum filme (á ser definida), a aula teve foco em ensinar a formatação do roteiro através dos softwares específicos. O Mario comentou da importância de criar estórias específicas para cada personagem que gere interfêrencia na história do filme, criando assim uma visão mais detalhada para os atores usarem como base e também dando maior credibilidade ao personagem, tornando-o mais real. Após entender as especificações técnicas do roteiro discutimos as maneiras que podemos aplicar a formatação em cenas de filmes conhecidos como Arizona Nunca Mais com Nicholas Cage.

Ainda tivemos alguns filmes citados em que se evidencia a qualidade do roteiro:
Os Eleitos - Philip Kaufman
Tropa de Elite 2 - José Padilha
Casablanca - Murray Burnett e Joan Alison
Chinatown - Robert Towne
Paixão a Flor da Pele - Gilles Mimouni
Amor Vs Humanos - Sei la quem
Ases do Desejo - Sei la quem...

Continuando uma semana depois...

Então... Peço desculpas pela demora na postagem mas esta semana estréia o canal e estava vivendo na loucura... Prometo continuar postando atentamente as informações uteis do nosso curso...

Abraço!



quarta-feira, 13 de abril de 2011

Quarta-feita: Futebol para os Homens e Filme para as Mulheres!

Campeonato esquentando, o humor do torcedor vai ficando mais amargo e as tirações de sarro vão ficando mais intensas... Isso é sinal de que não tem jeito, o maridão vai assistir a todos os jogos possíveis na TV e você vai ficar aí vendo o Jorjão coçando as partes íntimas com o controle remoto?

Manda o Jorjão pro quarto e assume o DVD (ou o Blu-ray para as mais abonadas), para esta noite temos uma boa dica:

DE REPENTE É AMOR - A Lot Like Love (2005)


Oliver e Emily (Ashton Kutcher e Amanda Peet) são dois jovens que tem um affair durante um vôo e apesar de terem perfis completamente diferentes um do outro, acabam tendo as suas vidas cruzadas em diversos momentos significativos na vida de cada um.

Os desencontros que acabam acontecendo de certa forma dificultam que ambos estejam prontos ao mesmo tempo para assumir de vez a paixão que sempre cercou a vida dos dois.

Mas a vida tem seus próprios planos e neste filme fica claro a máxima de que existe tempo certo para tudo.

Um filme que não canso de ver, com um elenco que transpira química e que tem como um grande apoio uma excelente trilha sonora contendo:
Aqualung
Bon Jovi
Chicado
E muito mais...

Vale a pena.

Bom filme!

domingo, 10 de abril de 2011

Dica de Filme: 72 Horas (2010)

Frio na barriga, ansiedade, angustia e aquele grito de "Anda Logo!" preso na garganta são sintomas deste filme que sem sacanagem, me fez esquecer do meu copo de Coca-Cola na mesinha ao lado do sofá... Maldito filme, fui tomar um gole e agora já virou xarope...

72 HORAS - THE NEXT THREE DAYS (2010)


Russell Crowe é John Brennan, um professor universitário que não aguenta mais as mudanças ocorridas na vida de sua família com a prisão de sua esposa, julgada culpada pelo assassinato da chefe.

Acreditando na inocência de sua esposa, John traça um plano de fuga extremamente audacioso em busca da união de sua família e não medirá esforços para atingir o seu objetivo antes que sua esposa cometa alguma loucura e que seu filho perca o total sentido de família.

O filme mostra as dificuldade em que um homem até então do lado da sociedade acaba tendo todas as suas crenças deturpadas em busca de um objetivo maior.

Será que ele irá conseguir?

Este filme carregado de tensão e com uma trama bastante ágil foge do óbvio e faz o tempo passar ainda mais rápido.

Interessante:
O filme conta com um elenco de apoio bem montado, com nomes como:
 Elizabeth Banks - Um Virgem de 40 Anos
Olivia Wilde - House
Brian Dennehy - Rambo e muuuuiiitoooss outros
Daniel Stern - Bandido alto do Esqueceram de Mim.

Links:
http://www.imdb.com/title/tt1458175/
http://www.adorocinema.com/filmes/72-horas/
http://www.omelete.com.br/cinema/72-horas-critica/

Bom filme!




Dica de Filme: Sexo Sem Compromisso (2011)

Estou vivendo bons dias... Passando grandes momentos em família, iniciando um novo desafio na vida profissional e ainda estudando o meu maior hobby.

Acho que isto pode estar afetando um pouco o meu humor, me deixando com uma certa "Felicidade Excessiva", isto mesmo,  num estilo meio Patch Adams. Não de maneira biruta, ainda não estou dando oi pra poste na rua e nem me pendurando de ponta cabeça em árvore para assustar velhinhas, mas sim de uma maneira onde quase tudo parece belo e divertido o que de certa forma justifica esta indicação.

Enfim, vamos ao que interessa:

SEXO SEM COMPROMISSO - No Strings Attached (2011)


Ashton Kutcher e Natalie Portman formam o divertido casal desta comédia romântica com teor sexual...

Adam e Emma (Ashton e Natalie) são conhecidos de infância que curiosamente se encontram em ocasiões marcantes na vida um do outro. Após um destes encontros eles resolvem começar uma relação estritamente sexual, sem compromissos, num estilo "friends with beneficts" (Este ano sai um filme com este nome).

Embora o filme tenha uma trama um tanto previsível e todos já imaginem o final, ele contém uma boa linha de raciocínio e de eventos e diálogos bastante inteligentes, com boas piadas e cenas engraçadíssimas.

Nota-se que apesar de já ter se arriscado em filmes de outros genêros, até mesmo com o sucesso de "Efeito Borboleta" o esquema de Ashton é realmente a comédia. Numa linha muito parecida com "De Repente É Amor" este filme traz o lado romântico e divertido do ator aliado a uma boa atuação da não costumeiramente divertida Natalie.

O filme ainda traz uma boa atuação do não esquecido Kevin Kline de "Um Peixe Chamado Wanda".

Vale a pena... Vá acompanhado e não se arrependa!

Links:
http://www.imdb.com/title/tt1411238/
http://www.adorocinema.com/filmes/sexo-sem-compromisso/
http://www.omelete.com.br/cinema/sexo-sem-compromisso-critica/

Bom Filme!






sexta-feira, 8 de abril de 2011

Curso de Cinema Digital - Dia 8

Da-lhe cinemeiros de plantão!

Tivemos nesta quinta a tão aguardada aula com o cara... Fernando, "O Severo", deu as caras no curso mais cinematografeiro de Curitiba!

De cara acreditamos que iriamos ter aula com a turma completa, todo mundo abraçado e cantando "Cumbaia", afinal o site do CE informava que os dois horários de aula seriam com o Severão!

Não foi. Tivemos aula no mesmo formato das demais, com nossa turma de 8 enquanto a turma do final do alfabeto disputava as cadeiras na sala ao lado (Na próxima vai rolar uma musiquinha pra fazer a dança das cadeiras).

DIREÇÃO DE CENA E DIREÇÃO DE ATORES

Quando foi ao RJ, Obama cumprimentou o Severo ele disse:
"This is the man!"

A aula foi deveras interessante e informativa, tendo em vista a experiência do professor.
Passamos mais tempo conversando, discutindo os métodos e tirando duvidas sobre o curso, a experiência dele e os nossos projetos do que qualquer outra coisa...

Ficou claro que apesar de ser um diretor "bompakarai" o cara é humilde e sabe reconhecer a importância de todas as outras funções.

Em nossas quase uma hora e meia de bate-papo recebemos dicas de como escolher a equipe, os projetos e de que forma tratar o projeto e os envolvidos.

Ainda houve tempo para assistirmos uma cena do filme inédito:
Esqueceram de Mim - 1991
Digo inédito porque apesar de ter assistido umas cento e vinte e sete vezes o filme do muleke loirinho fuleiro arrebentando os bandidões esta vez o vi com outro olhos... Olhos de lince!

Em uma cena de 24 segundos identificamos 15 planos diferentes e fomos informados de que cada plano demora em média 1 hora para ser filmado com qualidade ou seja:
24 segundos em 15 horas!!! Demorou pacas! Mas ficou animal... Tudo isso com a importante e bem realizada decupagem.

No final da aula Severo nos informou de que na próxima semana teremos os videos a serem escolhidos para o projeto "O Clone" e que deveríamos nos mexer e agilizar a formação das equipes (Eu já havia avisado!).
Sugeriu que formassemos grupos de 7 a 8 pessoas contendo as funções de:
Direção
Assistente de Direção
Roteiro
Fotografia
Edição
Captação de Áudio
Direção de Arte
E sei lá mais o quê...

No geral a aula foi muito boa...

Intervalo e a tensão de divisão de equipes ficava cada vez mais aparente... Papo divertido e um princípio de formação de times...

PRODUÇÃO

Uma das aulas que passam mais rápido na minha opinião é a aula da Alessandra Haro, em formato dinâmico e em tom de bate-papo a aula tomou como temática principal o Controle das Fases de Produção.
1ª Fase:
Preparação
Roteiro > Estudo do roteiro com intuito de definir a Lei de Incentivo que será utilizada e o custo do projeto.
Elaboração de Projeto > No formato mais descritivo o possível com intenção de agilizar a aprovação do Edital.
Captação de Recursos $ > Através de parceria com empresas para obtenção de recursos em troca de abatimento de impostos.
Produtor e Diretor efetuam a 1ª Reunião.

2ª Fase:
Pré-Produção
Acontece a partir da definição de roteiro e obtenção de verba $
Análise do Roteiro > Em busca de facilitar o processo de produção, execução...
Contratação da Equipe > Com critérios de afinidade e principalmente competência.
1ª Reunião da Equipe > Explicar a visão que o diretor possui do projeto. Importante relacionar filmes com visual ou temática parecidos com o objetivo do diretor para facilitar o entendimento.
2ª Reunião da Equipe > Intenção de discutir se o entendimento dos envolvidos está em convergência.
Casting (Elenco) > Sendo a função do produtor pré-selecionar o elenco para facilitar a vida do diretor.
Locações > Importante visitar e selecionar varias opções, tirando fotos para apresentar ao diretor.
Apoios > Em busca de facilitar a execução do projeto.
Apresentação dos Dados > Produtor expõe as opções dos locais e atores pré-selecionados para decisão do diretor em conjunto ou não com a equipe.
Teste de Elenco.

Fazem parte das funções do Produtor a contratação do pessoal, criação do cronograma e locação de equipamentos.
Dica de empréstimo de figurino: Teatro Guaíra.

A Alessandra comentou que seria interessante consultarmos os musicais produzidos pela Veracruz de antigamente e ainda sugeriu um livro chamado:
O Cinema e A Produção (Chris Rodrigues) Editora DP&A.

Nossa... Estou caindo de sono e paro por aqui...

Dia de aula muito produtivo... Espero ter outros neste nível...

Abraços e até terça!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Curso de Cinema Digital - Dia 7

Rapeize, boa noite!

So far, so good... Curso rolando quente, turma animada, curtindo um auê nos intervalos mas na hora das aulas o bicho pega, o foco é grande e o ritmo é tenso, no estilo dos muleques do Justice!

Neste dia tivemos duas aulas bastante interessante:

DOCUMENTARISMO

O nome é grande mas não é palavrão. Começamos a aula com o grande professor Aly (não o Muhammad e sim o Muritiba) e fomos desafiados a responder a pergunta:

Qual a diferença entre Documentário e Ficção?

Em cima deste questionamento fomos enumerando algumas características que compõem um documentário como:
Realidade - Através do recorte criativo do real de uma forma a resignificar a realidade. Ahhh muleke!
Investigação - Presente na formação da idéia para compor um documentário.
Credibilidade - Item necessário para um documentário ser bem sucedido.
Fatos - Através da atuação com fatos tidos como reais.

Em suma, toda obra audiovisual é composta de forma e conteúdo, que compõem a idéia posta em prática
sendo que estes itens interferem diretamente no resultado obtido. Embora não haja resposta direta para a pergunta acima, o importante é compor um trabalho com conteúdo e forma homogêneos e que se completem para formar um bom trabalho.

Forma - É o Como... Estilo de enquadramento, decupagem, montagem, edição, ritmo, sons e tudo que cerca a maneira em que será realizado o projeto audiovisual.
Conteúdo - é o "O que"... A idéia tem que estar em total harmonia com a forma que será posta em prática.

São algumas receitas para um bom resultado audiovisual.

Alguns filmes e documentários que foram abordados são:
Justice - Stress by Romain Gravas (Concorreu ao festival de Cannes). - Início da aula.
O Triunfo da Vontade - Leni  Riefenstahl - Tô afinzão de ver...
O Fim do Sem Fim - Lucas Bambozzi, Cao Guimarães e Beto Magalhães.
Entre os Muros da Escola - Laurent Cantet (né mé qué té pá).
JFK - O Docudrama de Oliver Stone.
Ônibus 174 - do Padilhão.
Satori Uso - Por Jim Kleist (O orgulhoso por nunca ter terminado um filme - doidão).

Este ultimo recomendo pra mandar a galera embora de casa ou pra botar todo mundo pra dormir... brincadeira, conteúdo malemá mas o diálogo surpreende. rsrs

Intervalo e a falta de cantina e um sanduba começou a incomodar...

Troca-troca de sala e vamo pra aula.

DESIGN DE SOM

João também conhecido como Marcelo nos convida para mais uma aula com o intuito de nos fazer entender a importância e os procedimentos que envolvem o som dentro de um projeto cinematográfico!

Começamos com a idéia de Pré-produção onde um Sound Designer que será responsável pela equipe de som acompanha todo o processo sonoro desde a sua concepção em roteiro, passando por planejamento, cronograma e orçamento.

Neste fase em paralelo é definida uma pessoa para trabalhar na composição da trilha sonora para o filme.

No processo de Produção é dado o foco na captação do Som Direto com o intuito de proteger os diálogos, sendo necessária a atuação do Técnico de Som.

Mas é na Pós-produção que o trabalho de Som fica bastante complexo, sendo que os componentes abaixo serão mixados para que em sincronia deêm ao projeto a qualidade necessária.

Foley - Assim como Eddie Murphy em Um tira da Pesada, o Foley executa um trabalho importante salvando as ações dos atores através do Som Direto (Ex. Maçaneta e Caneta - usados em sala de aula).

FX ou Efeitos - São os sons que não sendo possível captar pelo Som Direto são feitos na pós, seja para contextualizar um determinado som ou simplesmente por não ter sido captado com a qualidade esperada.

Som Ambiente - É o contexto geral dos sons. (Mais genérico impossível).

É próximo do último corte (trabalho da edição) que os sons começam a ser inseridos na produção que inclui a musíca (trilha) que em paralelo sofreu os processos de composição, esboço e gravação com o acompanhamento constante do Diretor.

Para finalizar a definição de onda:

Onda formada por meios mecânicos, de forma senoidal com não propagação no vácuo e que por ser sobreposta não é possível separar dois sons simultanêos.

Você sabia???

A frequência humana é audível entre as frequências de 20 a 20.000 Hz.

Agora falando sério, não me vejo trabalhando nesta área e começo a valorizar a profissão como poucos... Entendendo também a paciência dos caras que trabalham com isso.

Referências utilizadas na aula:
O Xangô de Baker Street
Making Of de King Kong
Ben Burtt - O Melhor Sound Designer do mundo, o cara do primeiro Star Wars.

Próxima aula teremos a cabeça por trás do Curso, Fernando Severo em tempo integram de aula, onde teremos o que? O que?

Leia um pouco abaixo:
-
-
-
-
-
- Não sei também, mas vamos descobrir juntos na próxima aula!

Abraços e até a próxima!










(br />

domingo, 3 de abril de 2011

Dica de Filme: Um parto de Viagem - 2010

UM PARTO DE VIAGEM (Due Date - 2010)


Na linha de boas comédias "Um Parto de Viagem" traz Robert Downey Jr. (mais recentemente de Homem de Ferro 1 e 2) e Zack Galifianakis (de Se Beber Não Case) como Peter e Ethan, dois desconhecidos, que por forças do destino são obrigados a cruzar o país de carro juntos.

Peter tem cinco dias para chegar a Los Angeles a tempo de assistir o parto de sua esposa que o aguarda ansiosamente, enquanto Ethan irá tentar a sorte como ator em Hollywood.

Robert Downey Jr. mostrou que ainda está por cima quando se trata de comédias e também que está cada dia mais parecido com Hugh Laurie (O médico House da série homônima).

Vale a dica, se você encontrar alguém como Zack Galifianakis em uma viagem, corra, corra muito ou se prepare para se meter em confusão.

Se você achou que Zack Galifianakis aprontou boas em "Se Beber Não Case" você não perde por esperar...


Ao assistir a este filme fica quase impossível não se lembrar de um clássico da comédia dos anos 80 que traz grandes semelhanças:

ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO (Plaines, Trains and Automobiles - 1987)


O filme traz um elenco mais pesado (sem sacanagem) que o "Um Parto de Viagem" com Steve Martin e John Candy e explora de forma bastante similar as diferenças entre dois caras, um certinho e o outro desajeitado que, neste caso, por forças da natureza são impedidos de voar e precisam atravessar o país de carro.

Embora tenha uma história melhor do que o filme tema do post, em épocas onde o roteiro e a atuação valia muito mais do que produção e não se havia tanto orçamento para realizar os filmes, são bem parecidos em método de como se contar uma boa história de comédia.

Entre os dois, ainda fico com o "Antes Só do Que Mal Acompanhado" mas "Um Parto de Viagem" vale o tempo investido e boas risadas.

Bom filme!

Links:
http://www.imdb.com/title/tt1231583/
http://www.adorocinema.com/filmes/um-parto-de-viagem/
http://www.omelete.com.br/cinema/critica-um-parto-de-viagem/
http://www.cinepop.com.br/filmes/partodeviagem.php

http://www.imdb.com/title/tt0093748/
http://www.adorocinema.com/filmes/antes-so-do-que-mal-acompanhado/

Trailers:

Um Parto de Viagem


Antes Só do Que Mal Acompanhado



sexta-feira, 1 de abril de 2011

Curso de Cinema Digital - Dia 6

Quinta-feira e se encerra mais uma semana de aulas do curso mais cinematográfico de Curitiba.

E vamos ao que interessa:

EDIÇÃO

Laboratório de edição cheio, nem parece a nossa turma...rsrs

Enfim, tivemos os primeiros contatos com o Mac OS (Sistema Operacional da Apple) e também com o software de edição que utilizaremos durante todo o ano, Final Cut Pro, que ao meu ver não se diferencia muito dos outros programas de edição como Premiere e Avid em questão de ferramentas porém as diferenças principais ficam por conta do sistema operacional que utiliza outras teclas de atalho para as ações. Ex: Tecla Command em lugar de CTRL que utilizamos com muita freqüência no Windows.

No início desta aula fomos surpreendidos quando o Lucas colocou um vídeo um tanto interessante (pra não dizer macabro) a respeito de uma fábula russa chamada "Luvas Verdes" (veja no final do post). Me deixou com a sensação do videozinho do chamado e fiquei aguardando que a Samara me ligasse para dizer que em 7 dias eu iria morrer... Graças a Deus ela deve ter errado o número.
O intuito do Lucas foi aguçar a nossa curiosidade a respeito de curtas que serão o nosso foco, uma  vez que farão parte de nossos trabalhos no decorrer do ano e então devemos aumentar o nosso repertório.

Também passou um site chamado Mubi.com que possui acesso a vários curtas de todos os genêros. FIKDIK.

Como atividade, através do Final Cut utlizamos material contendo um vídeo de George Melies e arquivos de áudio e tivemos que efetuar uma edição simples somente para conhecermos um pouco mais das ferramentas.

Salvamos em nossas pastas e fomos para o "recreio".

Papo dez...

DIREÇÃO DE CENA E DIREÇÃO DE ATORES

INT. / SALA 14 (Centro Europeu) - NOITE / STEADCAM

CLAQUETE: CENA 01 / PLANO 01 / TOMADA 02

Professor Diego Florentino, em Plano Geral, ensina aos alunos do curso as diferenças entre planos e equipamentos. (Brincadeira galera!)

Então, o Diego nos passou uma relação de planos usados no mundo da sétima arte e de que forma conseguimos utilizar estes planos combinados aos equipamentos para expressar a emoção necessária em alguns momentos. Vimos também a atuação improvisada de Gustavo - O Flautista em "O Encantador de Camilas" com sua flauta tentando seduzir Camila em um curta educativo, que em breve estará no Youtube... (Brincadeira de novo!)

Utilizando cenas de filmes como "A primeira Noite de Um Homem", "Cria Cuervos" e "A Fraternidade é Vermelha" demonstrou tipos de planos, cortes e transições (Corte seco / Fusão, Fade-in, Fade-out).

Segue aí:

GPG - Grande Plano Geral -  Muito utilizado em Westerns.
PG - Plano Geral - Utilizado para mostrar ambientes.
PA - Plano Americano - Mostra dos joelhos a cabeça dos personagens.
PM - Plano Médio -  Mostra mais ou menos a altura do tronco a cabeça do personagem.
PP - Primeiro Plano - Mostra um pouco abaixo dos ombros a cabeça do personagem.
PPP - Primeirissimo Plano - Mostra o rosto do personagem.
PD - Plano detalhe - Fechado ao extremo em algum detalhe específico do personagem.

Vimos ainda o uso de câmera:

Câmera Normal - Na altura dos Olhos
Câmera Baixa - Na altura do chão
Câmera Mergulho ou Plongé - Diagonal frontal dirigindo-se do alto para baixo do objeto filmado.
Câmera Contra Mergulho ou Contra Plongé - Diagonal frontal dirigindo-se de baixo para o alto do objeto filmado.
Câmera Pino ou Contra Pino - Em ângulo de 90º em relação ao objeto filmado.

Vimos ainda os efeitos de movimento de câmera como:
Panorâmica vertical e horizontal, tilt, chicote, objetiva e subjetiva, over the sholder (sobre ombros) e plano contra plano.

Muito instrutiva ambas as aulas e a informação de que Fernando Severo deve dar as outras aulas de direção anima ainda mais este curso que até agora se mostrou bastante interessante.

Abraço e Bom Final de Semana!

Luvas Verdes - Roteiro de Kleber Mendonça Filho



A Primeira Noite de Um Homem



A Fraternidade é Vermelha



E mais uma vez o plano seqüência de O Segredo dos Seus Olhos e Making Of para vermos como foi realizado: