quarta-feira, 30 de março de 2011

Curso de Cinema Digital - Dia 5


Curso de Cinema Digital - Dia 5

Chegou o dia tão esperado... Dia de aula... De encontrar os coleguinhas e se divertir falando de filme... Ehhh coisa boa!

ROTEIRO

Então, fomos para a sala 14 com a nossa turminha enxuta para a nossa segunda aula com o Mario (que Mario?). Mario Lopes o roteiro-man... Lá descobrimos os passos básicos para a criação de um roteiro. Definições e praticas de plano, cena e seqüência foram os focos da aula.

Para uma melhor compreensão, assistimos cenas de três filme onde haviam diversas mudanças de plano e cenas dentro de uma seqüência.
Touro Indomável (com a cena da briga entre irmãos) Contos Proibidos de Marques de Sade (cena da introdução bem lubrificada, quer dizer, elaborada da degola) e 9/2 Semanas de Amor (cena do desperdício alimentar) foram os filmes analisados.

O Mario comentou que existe muita mudança no roteiro efetuada pelos diretores e que isto é permitido devido a liberdade artística e isto muitas vezes incomoda, pois altera o teor qualitativo da história.

Os fatores que influenciam para a realização de uma boa cena:

  • Viabiliadade
  • Auto-suficiência
  • Início, Meio e Fim bem definidos
  • Originalidade
  • Entendimento


Referências utilizadas nas discussões em sala:
Clipe Ok, Go;
Uma Mente Brilhante (Mudança temporal bem realizada);
Uma Noite Alucinante;
Touro Indomável. (Assistir).


Não há mais tempo para nada, intervalo, papo bacana na frente do filtro e discussão entre "nossa turma é mais legal" e "nós temos uma aula quase que exclusiva"...rsrs

Time-out

MIDIAS DIGITAIS E TV DIGITAL

Sala sei-lá-que-número, aula de Mídias Digitais e Tv DIgital com o Diego Lopes (irmão do Mario? não, não é!).

Tema da aula:

Necessidade cada vez mais explicita de que os conteúdos produzidos sejam multiplataforma e que a nossa arte é também um produto. Devemos trabalhar e ter a idéia de Industria!!!!

Vimos a evolução da tecnologia desde sua origem e tivemos algumas previsões de para onde esta evolução irá.

Ele comentou sobre o filme "Na Era do Rádio" de Woody Allen que demonstra bem a mudança do rádio para a TV.

Falamos das tecnologias 2D e 3D e do aumento de demanda para produções deste gênero.

Falamos da tecnologia Digital e dos sistemas adotados pelos países e de como o Brasil adotou um sistema bacanão...

Foi comentado que teremos uma aula dedicada a conteúdo 3D  mostrando como funciona e aplicabilidades, como tenho muito interesse neste quesito é melhor ficar esperto!

Comentamos também sobre a PL29 que está rodando o congresso com as alterações na legislação de TV's por assinatura e como isto teria impacto na nossa rotina com a abertura de mercado de trabalho devido a obrigatoriedade dos canais fechados terem 30% de programação nacional com produção independente.

O Diego passou algumas revistas interessantes para a nossa tematica e salientou a necessidade de se estar bem informado:

Revistas:
Telaviva
Produções Audiovisuais

Sites:
Freshdv.com
Olhar Digital (contribuição da nossa amiga importada de Pernambuco)

Abraço!

A Era do Rádio (Woody Allen)


Exemplo de Plano Sequencia de um filme que gosto muito e já recomendei neste site:

O Segredo dos Seus Olhos

Dica de Filme: Tropa de Elite 2

Malandro!!!

TROPA DE ELITE 2 - O INIMIGO AGORA É OUTRO


Confesso que não sou fã de seqüências mas esta é uma que vale a pena! Capitão, agora Coronel Nascimento enfrenta um novo inimigo, muito mais forte e "inteligente" que os "mano da vila" do filme anterior...

Com cenas e diálogos bem elaborados, contando com o elenco (vivo) do filme anterior e um excelente roteiro de José Padilha (o Zézinho - para os íntimos), este filme derruba muita produção americana com qualidade acima da média.

Aí fica a pergunta: Por que dianho o filme do Lula lá, foi pré indicado para concorrer ao Oscar pelo Brasil? Tão tentando ferrar a gente? Quer me ferrar me beija!

Enfim, o filme mostra como funciona a política/máfia brasileira e como somos tratados como marionetes na mão dos maiores bandidos deste país. Ta me ouvido Sarney?



Bom filme!

sábado, 26 de março de 2011

Dica de Filme: O Vencedor (2010)

Faz algum tempo que não assistia a um filme com um elenco tão bem trabalhado como este:

O VENCEDOR - The Fighter (2010)



O tema já é recorrente e previsível tendo em vista que temos um histórico muito forte na temática de boxe com grandes sucessos como a saga de Rocky, filmes como Ali, Tyson e A Luta pela Esperança mas não me recordo de nenhum que trabalhe tão bem a sintonia entre elenco e história.
Utilizando um estilo de filmagem diferente alternando com cenas de documentário (que faz parte da história) o filme se difere dos demais no método como é realizado e embora em minha opinião mesma a história sendo um tanto fraca, mesmo que baseada em fatos reais, mostrando as relações de uma conturbada familia e o desejo de dois irmão em terem sucesso no boxe, o filme se difere pela atuação absurdamente eficiente e bonita do trio Christian Bale, Amy Adams e Melissa Leo.

No papel do orgulho da cidade Dicky Eklund, Christian Bale realiza em minha opinião sua melhor caracterização fazendo o papel de ex-boxer entregue as drogas. Com tiques e olhares psicóticos o ator merece e muito o Oscar que ganhou na ultima premiação. Ao lado de sua atuação em "O Operário (The Machnist)" ele se consagra para mim, como um ator que com certeza vai marcar esta geração de atores não somente pela qualidade da atuação mas pela caracterização do personagem.

A dupla que se confronta em grande parte do filme, Melissa Leo e Amy Adams se somam em qualidade neste filme e mostra que Amy não tem espaço somente em comédias românticas e que tem sim perfil para grandes atuações nos outros gêneros. Melissa Leo tinha uma concorrência bastante forte na disputa do Oscar, e mesmo não tendo a minha preferência, acabou ganhando a estatueta, acredito que em grande parte devido a participação de Amy e Christian neste filme, que enriqueceram ainda mais a interpretação dela. 

Se em matéria de história e produção para o tema de Boxe tenho outras preferências de filmes, com relação as atuações em "O Vencedor" se torna indispensável para os amantes de cinema.

Assistam e tirem suas próprias conclusões.

Curso de Cinema Digital - Dia 4

A segunda semana foi finalizada e neste 4º dia tivemos duas aulas que mesmo distintas se complementam dentro do processo de cinematografia.

Vamos as aulas:

DESENHO E CAPTAÇÃO DE SOM PARA CINEMA

Fomos convocados para a sala 14 onde estava nos aguardando o professor João Marcelo.

Como de praxe em todas as primeiras aulas o foco foram as apresentações principalmente por parte dos alunos e uma abordagem geral do que a matéria irá tratar ao decorrer do ano. O professor João iniciou se apresentando e solicitou que os demais o sucedessem nas apresentações.

Enquanto os alunos se apresentavam, João ia digitando as informações que achava relevante referente a cada aluno em seu Mac, otimista, acredito eu que para definir o perfil que as aulas tomarão na seqüência do curso. Caso realmente este seja o objetivo, já fico satisfeito com a iniciativa de tentar customizar as aulas de acordo com o conhecimento técnico dos alunos e não utilizar um programa pré-definido de execução das aulas.

O professor passou no quadro o cronograma genérico de aulas que teremos tanto no primeiro quanto no segundo semestre o que facilita no planejamento e execução das tarefas. Então vamos ao cronograma:

1º Semestre
1ª Aula - Abordagem Geral
2ª a 6ª Aula - Teoria
7ª Aula - Avaliação

 2º Semestre
1ª Aula - Revisão de Prova
2ª a 6ª Aula - Exercícios de Finalização
7ª Aula - Audição dos Exercícios Executados em Aula.

 Sendo que na próxima aula será fornecido Roteiro escolhido pelo professor para que façamos uma decupagem com foco na sonorização do filme.

Durante a aula tivemos algumas dicas de como tratar os processos, dicas e comentários a respeito de filmes e métodos que irão nos auxiliar no decorrer do curso. A aula foi interrompidos pelo pessoal da secretaria que nos deu chocolate como forma de boas-vindas ao curso (podem fazer sempre), bancando o coelhinho da páscoa antecipada.

Ponto negativo: Algumas aulas ganham discussões com ares muito filosóficos, não acrescentando muito ao teor da matéria nos fazendo perder um tempo precioso que poderia ser discutido com conteúdo. Lembrando que nestas horas cabe ao professor procurar reorganizar os tópicos e voltar ao foco! FOCO!

Fora isto achei uma aula bem interessante com um professor aparentemente detalhista e atento as dúvidas dos alunos o que nos leva a crer que teremos uma aula dinâmica e focada no que estamos interessados em aprender.

Intervalo, chocolate, água e vamos pro estúdio para a segunda aula:

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

Nesta aula tivemos uma boa amostra do que há por vir.
Tendo em vista que foi a primeira matéria que tivemos a segunda aula, tivemos então um foco bastante prático e voltado para informações úteis tanto de método quanto de equipamentos.

O foco inicial foi o controle de exposição da luz, tanto pela variação da abertura de Iris (Diafragma) quanto pela variação do Shutter e os efeitos colaterais respectivos.

Informações Úteis:
DF - Distância Focal (Distância a partir da lente da câmera onde os objetos ainda permanecem focados)
A - Abertura do diafragma
F - Valor do Diafragma (dado através da divisão da distância focal pela abertura do diafragma).

A partir do reconhecimento destas ferramentas na câmera partimos para o uso do equipamento alterando as configurações de F e Shutter para vermos na prática os efeitos colaterais de maior detalhamento de imagens estáticas e controle do foco de acordo com a necessidade e a identificação de borrões em alguns caso devido ao movimento em certas cenas.

Ainda verificamos a utilização de filtros para o auxílio no controle de exposição para uma imagem ideal. Como recebemos a apostila desta matéria não entrarei em muitos detalhes técnicos. (Consultem seu material)...rsrs 

Deu um gostinho para aguçar a curiosidade e vontade de comprar logo uma câmera.

Excelente final de segunda semana e que venham as próximas aulas.

Deu pra ver (não dei nada) que aparentemente o CE não vai se mexer para regularizar a divisão de turmas o que deve prejudicar a divisão das equipes de forma homogênea e ficaremos sem saber exatamente o perfil dos alunos (pelo menos por enquanto)...

Enquanto isso um abismo vem se formando entre A-H / I-Z e teremos que usar nossas ferramentas (Facebook e intervalos) para tentarmos nos conhecer antes da primeira divisão de equipes e execução do primeiro projeto.

Abraço a todos e até terça!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Quarta-feira - Futebol para os Homens, Filme para as Mulheres!

Para não ter que aguentar a pelada de meio de semana, vamos a uma boa dica de filme para casais com foco no romance.

Dica de filme:

3 VEZES AMOR - Definitely, Maybe (2009)



Will Hayes (Ryan Reynolds) está passando por um processo de divórcio e desiludido com sua trajetória amorosa.
Quando sua filha vem passar o final de semana, ela o questiona a respeito de como ele e sua mãe se conheceram e a partir daí deseja conhecer a trajetória amorosa de seu pai. Ele propõe um jogo, contará a respeito de seus três principais relacionamentos e ela terá que adivinhar qual se refere a sua mãe.
A partir daí Will começa a analisar junto de sua filha as decisões que tomou e percebe que muita coisa poderia ter sido diferente caso tivesse tomado outro rumo.
Mas será que é tarde demais? É possível que Will volte a amar? Ou melhor, será que ele deixou de amar em algum momento?

Esse romance com tom de comédia costuma mexer com as mulheres não só pelo ator mas principalmente pela bela história. É um filme que vale o tempo dedicado.

Bom filme!


Sentimentos profundos pela morte de Elizabeth Taylor. Uma atriz que marcou o mundo!

Curso de Cinema Digital - Dia 3

Hoje tivemos aulas com duas professoras mulheres com experiência de campo em suas áreas porém com perfis diferentes... Vamos a sequência:

DIREÇÃO DE ARTE

Após alguns minutos de atraso ocasionados pela dificuldade em preparar os equipamentos (Mac + TV) fomos chamados a sala de aula. Ao chegarmos encontramos a professora Joseane Marçal (pode chama-la só de Jô, Marçal e não Soares) nos aguardando já com algum conteúdo preparado no quadro e um documento Word na TV/Monitor. 

Fizemos uma breve apresentação (cada um disse o seu nome) e partimos para o conteúdo... Sob a mesa se encontrava uma apostila de mais ou menos 100 paginas que posteriormente foi por ela comentado que seria concedida a nós.

Seguindo o padrão ler um parágrafo e trabalhar em cima dele a aula foi dada com o que acredito que tenha sido de 4 a 5 paginas da tal apostila.

A aula consistiu de apresentar as noções básicas de direção de arte que se resumem de forma geral na frase da cineasta Lina Chamie "Tudo o que você vê na tela, enquadrado pela camêra é direção de arte." (também comentado em aula).

Mais uma vez a informação que fica é: 
É necessário para uma melhor performance da atividade que o profissional tenha conteúdo, refêrencia de trabalhos para que através da criatividade possa expressar e adaptar o que já viu dentro da realidade necessária.

Vimos que a arte possui um conceito subjetivo, variando por diferentes aspectos e que tem como objetivo aprimorar a percepção visual utilizando ferramentas como vídeos, filmes, pastas, paletas e principalmente prática.

Alguns dos pontos que serão trabalhados mesmo que de maneira superficial são:
Teoria da Cor;
História da Arte;
Estética e Semiótica;
Noções de Produção;
Dramaturgia.

Verificamos que alguns pontos possuem interferência direta no trabalho de direção de arte como:
Locação;
Elementos (Cenografia / Ambientação);
Figuração (Atores);
Figurino (Maquiagem);
Produção de Objetos;
Continuísta (Geralmente em paralelo com a equipe de arte).

Utilizaremos documentos e planilhas como a de Análise Técnica e projetos contendo croquis, desenhos técnicos, storyboard e shootingboard para aperfeiçoamento.

Após o conteúdo discutimos os efeitos artísticos presentes em alguns filmes e também a importância da trilha sonora em alguns projetos e a contribuição dada a direção de arte neste sentido.

Enfim, uma aula com bastante conteúdo onde ouvimos bastante a frase: "Nós iremos ver isto mais para a frente..." Tendo em vista a apostila, espero que tenhamos tempo para a prática!

Uma dica: Não fique embaixo do ventilador... (tá chovendo bicho!)

Intervalo de 15 minutos, o chá tinha acabado, tomei um chágua (uma dose de chá para 5 de água), bate-papo, vídeoclipe feito por alunos do centro europeu via Youtube no iPhone 1/3 carregado e partimos para a próxima aula no troca-troca nada malicioso de sala.

PRODUÇÃO PARA CINEMA E TV

Sala maior, matéria nova, professora Alessandra Haro se apresentando e falando um pouco de sua trajetória com publicidade, cordenadora de curso e professora. Deixou o número do celular no quadro. (Não vale passar trote de madrugada!)

Na sequência a boa e velha apresentação... 13 discursos prontos apresentados! Vamos a aula:

A Alessandra se preocupou em nos passar uma noção de como a função de produção é trabalhada no mercado nacional e de que forma iremos utiliza-la em nossos projetos. Senti que a aula seria mais no bate-papo e menos teoria propriamente dita quando reparei que a TV/Monitor estava desligada e não havia livros, apostilas e nem listas telefônicas na mesa.

Discutimos os projetos que teremos e conseguimos matar boas duvidas em relação ao projeto O Clone (não é a novela e nem a ovelha Dolly).

Projeto 1 - O Clone

Serão fornecidos em torno de 6 clipes de 1 a 2 minutos de filmes pré-selecionados pela equipe de professores para escolhermos entre eles.
Nos dividiremos em equipes de aproximadamente 5 alunos (podem mesclar as turmas).
Iremos, através do clipe, criar o roteiro e produzir uma cópia obra audiovisual com semelhança máxima da original. (Bonito isso né? Eu li num livro!)
Seremos avaliados por todos os aspectos relacionados ao resultado final, desde seleção de elenco e recursos para a produção quanto a atuação de elenco com avaliação Grupal (Devassa! Quase uma Sandy...).
Devemos vender o projeto para os atores principalmente utilizando a contra-partida do nome nos créditos e o projeto para o portfólio do envolvido.

Verificamos a diferença do "mercado" brasileiro em comparação com as "indústrias" cinematográficas de Hollywood e Bollywood.

No quadro a diferença entre:
Princípios de Produção e Métodos de Produção.
Príncipios sendo a base e se repetindo em todos os projetos e métodos se diferindo a cada projeto, variando em níveis culturais, econômicos, geográficos e meios (audiovisuais).


REFERÊNCIAS EM AULA

Direção de Arte:

PSICOSE (1960)


TUBARÃO (1975)


 Assistir aos filmes:
NOSFERATU


 METRÓPOLIS


 BLADE RUNNER


2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO


AMOR A FLOR DA PELE


PIZZARIA MARGHERITA


Este último produção da Jô.


Produção para Cinema e TV:

Reprodução de cena de Matrix - procurar no youtube
Não encontrei o vídeo que a Alessandra comentou mas digitei "Reprodução de Cena Matrix" e achei bastante material para o projeto "O Clone".

Fica a dica de que na próxima semana teremos (muito provavelmente) a divisão de equipes para o primeiro projeto.

Abraço e até quinta!


domingo, 20 de março de 2011

Dica de Filme: O Silêncio do Lago (1993)

Tempo chuvoso, frio e a porta vive fazendo barulho por causa do vento? Nesta época o clima não favorece passeios de final de semana. Em contra partida é um excelente período para testar a resistência cardíaca assistindo a boas doses de filmes de terror e suspense.

Hoje me deparei com um filme que há muito tempo não assistia e que na minha opinião é uma referência no gênero de suspense inteligente.
Em épocas em que para criar um sucesso era preciso uma boa história e não efeitos especiais este filme marca o genêro com ares de Hitchcock e Stephen King.

O SILÊNCIO DO LAGO - The Vanishing (1993)

 

O filme conta a estória de Jeff e Diane, um casal que ao parar em uma loja de conveniência lotada em meio a uma viagem não imaginam o tormento que está por vir.
Enquanto Jeff (Kieffer Sutterland - pós-vampiro em "Garotos Perdidos" e pré-agente secreto e "24 horas") abastece o carro, Diane (Sandra Bullock - antes de ganhar um Oscar e um par de chifres) vai ao banheiro e a loja de conveniências. O tempo passa e Diane não retorna deixando Jeff preocupado, ele procura por pistas e respostas de o que pode ter ocorrido com Diane porém sem sucesso... Três anos depois Jeff leva uma vida dupla. Em segredo ainda procura por Diane, obcecado por respostas e em paralelo tenta estabelecer um relacionamento com sua atual namorada Rita. 
Quando Jeff tenta superar a perda de Diane e dedicar a sua vida somente ao envolvimento com Rita, o raptor  de Diane surge propondo a Jeff um desafio:
Para descobrir o que aconteceu com Diane ele terá que passar por tudo o que ela passou...

Excelente atuação de Jeff Bridges como "Barney - O Raptor". (palmas, palmas!)

Se você gosta do gênero e ainda não assistiu a este filme crie vergonha na cara... Você ainda não viu muita coisa!

CURIOSIDADE:

Este filme é uma refilmagem do holandês "Spoorloos" de 1988.


Em 1993 o diretor George Sluitzer, o mesmo do original holandês, dirigiu a versão americana do romance de Tim Krabbé (roteirista do original) contando com um orçamento maior e um elenco renomado.
Interessante verificar a diferença entre os filmes com produções diferentes para contar uma mesma estória.

Links:

Bom filme!